Como Plantar Grama em Placa e Tapete:

Plantio em áreas de jardim, campo de futebol e talude.


As dicas disponíveis nesta página te ensinarão a plantar diversos tipos de grama, como a Esmeralda, Batatais, São Carlos, Coreana, Bermudas e Santo Agostinho.

1- Preparação de solo para plantio de grama:
Antes de plantar a grama remova todos os resíduos indesejados do local a ser gramado como por exemplo, entulhos, pedras, madeiras, pragas, ervas daninhas, etc.
2- Aplicação do Calcário: Nas lojas especializadas é possível encontrar o calcário Dolomítico e o Calcítico. O ideal é sempre solicitar uma análise do solo, para verificar as reais necessidades de nutrientes, e quantidades a serem aplicadas.
Mas caso isso não seja possível, aplique porções moderadas de aproximadamente 300 gramas por m2, e repita a aplicação depois de uns três ou quatro meses do plantio.

3- Escolha do Adubo: Na adubação de pré-plantio para gramas, não recomendamos a utilização do nitrogênio. O motivo é porque o efeito do nitrogênio dura pouco tempo no solo, e nesta fase a grama não terá condições de absorvê-lo, porque ainda não esta enraizada.
Obs. Para quem não sabe "nitrogênio" é um dos nutrientes do adubo, também chamados de (macronutrientes) atua na parte verde das plantas melhorando a formação de folhas e frutos. Na embalagem do adubo tem a especificação da formula NPK, ex. (10-10-10) (04-14-08) entre outros. Os dois primeiros dígitos correspondem a "N" que significa (nitrogênio), os dois do meio a "P" que significa (fósforo) e os dois últimos a "K" que significa (Potássio.
Dica: Para aplicação em plantio de gramas, utilize formulas cuja os dois primeiros dígitos sejam "00", ou seja, (sem nitrogênio).  Em caso de dúvidas, consulte um Agrônomo.

4- O plantio da grama: Ao instalar os primeiros rolos ou placas de grama, alinhe-os de modo que fiquem bem uniformes. Os formato de placas e tapetes, proporcionam maior facilidade na hora de plantar a grama. Caso tenha dificuldade, utilize uma linha de pedreiro para fazer o alinhamento dos tapetes e placas.

5- Cobertura da grama: Apos plantar a grama, pulverize um pouco de terra em cima das folhas e rejunte as fissuras entre os tapetes com essa mesma terra. Utilize terra de boa qualidade, adubada e (livre de ervas daninhas). Obs. A cobertura com terra ajuda na retenção de umidade, acelera o processo de brotação e pegamento da grama.
6- Irrigação da grama: O sistema de irrigação deve ser realizado simultaneamente com o plantio da grama, ou seja,  plante a grama durante o dia e irrigue sempre no final da tarde.
assim o gramado permanecerá úmido por mais tempo. Instale pontos de água no local do plantio para facilitar a irrigação na grama.  tanto durante a noite, como no período da manhã do dia seguinte. Importante, faça irrigação pelo menos durante os primeiros (trinta dias).

Abaixo, a foto mostra como plantar grama esmeralda em talude.
Observe que neste caso os tapetes são fixados com estaquinhas de bambú.


Como plantar grama esmeralda em talude


Como Plantar Grama Batatais


A grama batatais não é fácil de se plantar, por isso escrevemos este artigo com algumas dicas, que certamente te ajudarão a evitar grandes transtornos, como perdas e redução de metragem, no lote de grama contratado. Veja alguns exemplos abaixo:

1- Cuidados com a grama batatais na hora de descarregá-la do caminhão:
Não é recomendável descarregar a grama do caminhão, jogando-as diretamente no chão; porque o impacto com o solo certamente irá quebrar muitas placas de grama causando grandes prejuízos. Procure descarregar a grama colocando-a o mais próximo possível da área de plantio. Isso facilitará muito o manuseio do plantador na hora de plantar a grama. No momento do descarregamento, evite amontoar todo o conteúdo da carga do caminhão em um só lugar; porque quanto mais amontoada a grama estiver, maior é a possibilidade das placas se quebrarem quando forem manuseadas.

2- Plantio de grama Batatais

Posicione várias placas de grama uma ao lado da outra, sempre alinhado-as de modo que fiquem bem uniformes. Procure fazer esta etapa do serviço, somente com as placas que estiverem inteiras, as placas que se quebrarem deverão ser separadas para serem utilizadas no acabamento do plantio. Obs. Como as placas de grama batatais tem formato arredondado, se torna geometricamente impossível fechar todos os espaços entre as placas. Mas não se preocupe, porque estes espaços poderão ser preenchidos posteriormente com os pedaços das placas quebradas que foram separadas anteriormente.

3- Aplicação da grama:

Após ter concluído toda a etapa de posicionamento das placas, é hora de fechar os espaços entre os tapetes utilizando todas as placas quebradas de grama batatais que foram separadas para o acabamento. Há essa altura o seu gramado já estará pronto e o plantio compacto, uniforme, pronto para ser finalizado.

4 - Cobertura da Grama:

Para complementar o serviço é preciso fazer uma cobertura com terra  sobre toda a grama recém plantada. Obs. (Cobertura) para aqueles que não sabem, consiste em fazer uma pequena e uniforme (camada de terra) entre as folhas da grama. Esta técnica, ajuda na retenção de umidade e agiliza o processo de brotação e pegamento da grama. Utilize terra de boa qualidade, (livre de ervas daninhas).

5 -Irrigação da Grama:

Finalize o serviço realizando uma boa irrigação sobre toda a grama plantada. Importante: A irrigação deve ser feita sempre no final da tarde, assim o gramado permanecerá úmido por muito mais tempo. Deve-se irrigar a grama todos os dias, por aproximadamente de um mês.


Gostou desta página? Curta, recomende no Twitter.
   Redes Sociais  Gramas Nobre grama natural no Google+   Curta Gramas Nobre no Facebook   Siga Gramas Nobre no Twitter   Assine o Feed Gramas Nobre Grama Natural - RSS

Como Plantar Gramas em Jardim e Campo de FutebolComo plantar grama Bermudas e Santo Agostinho.